Saturday, February 23, 2008

Macacos me mordam!

"As discussões têm revelado o equívoco, mas não esclarecido o problema; já nem mesmo se sabe o que há-de entender-se por democracia".


Apesar da comparação ser estupida, não deixa de ter uma certa piada este artigo do Sol.

"17 FEV 08
Jantar do PSD com Meneses
Autarca de Alvaiázere diz que Salazar era 'aprendiz de ditador' ao pé de Sócrates
O presidente da Câmara de Alvaiázere acusou sábado José Sócrates de ser um «ditador prepotente», criticando a política do Governo que ataca as autarquias e promove o «controlo» da comunicação social

«António Oliveira Salazar era um aprendiz de ditador ao pé de José Sócrates», afirmou Paulo Tito Morgado, durante um jantar de sociais-democratas com o líder do PSD, Luís Filipe Menezes.

«Vejo nele um ditador prepotente» que promove um «regime controleiro» da comunicação social e um «ataque cerrado ao poder autárquico», disse o autarca, considerando que os socialistas «sabem bem é fazer marketing político».

«O poder autárquico é o bode expiatório de tudo o que há de mal no nosso país» e, em cada dia que passa, «fazemos mais com menos» mas está-se a chegar ao «limite do insuportável e do insustentável».

O Governo, «dia após dia, tem encerrado escolas, finanças, postos da PSP e da GNR» e «não tarda muito, encerra-se o país», acusou Paulo Morgado que contesta a «obsessão pelo défice» por parte do Executivo, com um «autismo» em relação às necessidades dos cidadãos.

O presidente da Câmara de Alvaiázere criticou também os atrasos na «implementação do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional)» por parte do Governo que prefere «grandes megalomanias» como «TGV’s, Otas e por aí fora», mas ignora projectos de interesse para a população.

No caso de Alvaiázere, Paulo Morgado revelou ter apresentado um projecto para a «construção de um novo centro de saúde» no concelho mas a Administração Regional de Saúde informou que as verbas do QREN para a saúde «estavam já esgotadas» com apenas duas obras: o «novo hospital pediátrico de Coimbra e o hospital da Guarda».

Já no seu discurso, Luís Filipe Menezes criticou aquilo que considera serem as «tentações totalitárias» da esquerda e classificou as autarquias de «grande reduto de resistência social-democrata».

«É fundamental fazer do prestígio dos nossos presidentes de Câmara o grande patamar para ganhar o Governo de Portugal» e em Alvaiázere «temos um excelente exemplo de como deve ser exercido o poder social-democrata».

Trata-se de um «jovem presidente muito qualificado que ficará por muitos e bons anos à frente dos destinos de Alvaiázere», afirmou, dirigindo-se para as sete centenas de apoiantes que compareceram no jantar.

Alvaiázere é um dos tradicionais bastiões sociais-democratas, com resultados muito acima dos 80 por cento e Menezes apelou à recandidatura de Paulo Morgado, à semelhança da esmagadora maioria dos autarcas sociais-democratas.

«Não contem comigo para albergar conspirações contra os nossos presidentes de Câmara» pelo que «estarei ao lado deles para lutar pela sua reeleição daqui a ano e meio», acrescentou.

Por seu turno, Fernando Marques, presidente da Distrital social-democrata de Leiria, que apoiou Marques Mendes na disputa interna do partido, considerou que «é preciso que o PSD ganhe urgentemente as eleições» devido às políticas do Governo para os pequenos concelhos.

O encerramento dos tribunais de Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos - previsto pelo novo mapa judiciário - foi considerado mais um exemplo dessa política que promove o fim «de serviços que são o pulmão de muitas terras» e permitem a manutenção de quadros.

Caso a política do PS continue, «só falta fechar os concelhos» mais pequenos e transformá-los num «deserto sem pessoas e com apenas alguns pontos turísticos», afirmou Fernando Marques."

Lusa/SOL

No comments: